Determinação taxonômica de larvas de terceiro estágio de dípteros sarcosaprófagos (Diptera: Calliphoridae, Muscidae e Sarcophagidae) enviadas ao Laboratório de Diagnóstico Parasitológico, FMVZ-UNAM
DOI:
https://doi.org/10.63804/ccf.1Palavras-chave:
Diptera, entomologia forense, Calliphoridae, Muscidae, SarcophagidaeResumo
A entomologia forense é a disciplina que estuda artrópodes e insetos, principalmente dípteros que colonizam cadáveres e fornecem informações úteis em investigações policiais e judiciais, sendo sua contribuição mais importante a estimativa do intervalo post mortem. No México, os estudos sobre moscas no contexto forense são escassos. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é contribuir para o conhecimento dos dípteros de importância forense por meio da identificação de caracteres morfológicos diagnósticos de larvas em terceiro estádio provenientes de dois biomodelos (Sceloporus grammicus e Meleagris gallopavo). Foram identificados três táxons: um em nível genérico (Sarcophaga sp.) e dois em nível específico (Lucilia sericata e Musca domestica). Entre as larvas de terceiro estádio obtidas dos dois cadáveres, L. sericata foi a mais comum.
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Os dados utilizados neste estudo estão disponíveis mediante solicitação razoável ao autor correspondente. As amostras entomológicas são mantidas no Laboratório de Diagnóstico Parasitológico da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e podem ser consultadas para verificação ou estudo posterior.
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patricia Padilla Aguilar, Evangelina Romero-Callejas, Mariela Alejandra Del Razo-Moreno (Autor/a)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Con-Ciencia Forense utiliza a licença CC BY-NC-SA 4.0 para todas as suas obras.